top of page
Foto do escritormarcelo thalenberg

O que aprendi para publicar meu livro nos Estados Unidos.

O que aprendi ao escrever um livro “For Dummies” nos EUA.

Os livros “For Dummies” são uma série modelada a facilitar o aprendizado de qualquer coisa, transformam o que parece ininteligível em fácil compreensão e permitem a leitores de qualquer nível aprender o que desejam. A série é tão ampla que engloba livros de gramatica alemã, budismo, economia, estatística e tantos outros.

Como um brasileiro sem sair do Brasil conseguiu escrever nesta série?

Nesta época eu desenvolvia treinamentos em administração do tempo e produtividade com o Outlook, tinha escrito o livro “Socorro, roubaram meu tempo” mais de 100 soluções para recuperar o domínio de seu tempo com a ajuda do Outlook. Minha pesquisa mostrava não haver livro ou treinamentos no mundo no formato que criara. Queria difundir este conhecimento em inglês.

Recebi vários nãos ou nem resposta de editoras quando Helio Fittipaldi da editora Saber Eletrônica deu a dica: Marcelo você precisa ter um agente literário.

Ahn? Agente literário? Pois é nos EUA sem um agente literário é praticamente impossível você conseguir uma editora para publicar qualquer livro e indicou o caminho.

O agente literário para avaliar o projeto pede informações:

  1. Quem é você?

  2. O que você já escreveu?

  3. Qual o seu projeto?

  4. Que concorrência existe sobre o assunto?

  5. Quem são os leitores potenciais?

  6. Qual o seu conteúdo, quantos capítulos? Quantas páginas?

Caramba, Mr. Literary agent o senhor quer um business plan para o livro como um business plan de startup?

Yes my friend please!

Sim caro leitor deu um tremendo trabalho coletar e organizar a informação requerida, mesmo tendo parte do trabalho compilado para o livro anterior no Brasil. Outro pais, outra cultura, algum tempo depois do conteúdo aprovado, Mr. Literary Agent retorna com a boa noticia: – O editor da série “For Dummies” interessou pelo seu projeto, mas querem um foco e titulo diferente: Managing Your Business with Outlook for Dummies”. Eu topo e a negociação de conteúdo vai em frente.

Aprendizado 1: Produzir conteúdo seja escrever um livro, um artigo, produzir um vídeo mantenha o foco em quem pode se interessar em consumi-lo e por que?

A Editora nos envia um contrato com compromissos de conteúdo e datas. Assino e devolvo.

Contrato assinado, recebo um manual com escrever o conteúdo um modelo para construir cada capitulo, usar os ícones de destaques para cada informação e o trabalho se inicia, caramba dá uma paúra, mas vamos em frente, começo a entregar o material tenho um editor uma redatora e um revisor de conteúdo técnico a dar suporte, vamos em frente. Antes do livro estar pronto entra em pré-lançamento: Capa e índice publicados na Amazon e em outros sites. Emocionante!

,

Pesquisei o nome do livro na internet e vejo em sites no Japão, Coreia, Alemanha e dezenas de países, o alcance da série For Dummies é global.

managing your business with outlook

Aprendizado 2: Os sucessos de livros de tecnologia dependem de timing em função da versão do produto relacionado e versão.

Além da máquina de comunicação e venda da editora, ela dá aos autores muitas dicas e informações de How to buzz your book como propagar e chamar a atenção do seu livro.

Aprendizado 3: A publicação de um livro traz outras surpresas e oportunidades além dos propósitos do autor, mas isto já é uma outra história.

Você está pronto para tentar?

Não sabe escrever? Procure uma escola de escritores ou contrate um jornalista para estruturar sua história.  Hoje as mídias e modelos mudaram, quer publicar seu e-book.   Pesquise como na Amazon, Bookwire, Google, Applestore, Kobo, etc, no formato impresso (on demand) pela AGbook, Lulu e outras como o hotspot..

Marcelo Thalenberg

1.443 visualizações0 comentário
bottom of page